Em 2020 decidi fazer a minha primeira Certificação em Coaching. Na altura nem sabia bem o que era coaching, mas descobri que talvez me pudesse ajudar na mudança que desejava fazer. E como descobri isso?

Tudo começa em 2017, quando mudo de uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal para uma empresa grande e em rápido crescimento. Fui na altura, em busca de crescimento profissional. Queria novos desafios e definitivamente encontrei isso. Parecia ter todos os ingredientes para me sentir realizado, mas o que começou a crescer dentro de mim era uma enorme insatisfação e desmotivação.

Mas se aquele não era o caminho para mim. Então qual era?

Foi então que iniciei a minha busca por respostas a esta questão. Inicialmente procurei no minimalismo. Acreditava que se removesse tudo o que tinha a mais ia mais facilmente encontrar um caminho. Depois comecei achar que o problema era meu e tinha de me tornar mais produtivo. Comecei então a estudar e a tentar ser mais produtivo, focado e organizado.

No entanto, nenhuma destas abordagens me trouxe as respostas nem a tranquilidade interior que eu procurava.

Um dia ouvi falar em coaching e que alguns líderes tinham um coach para lhes ajudar ver novas oportunidades, a tomar melhores decisões e a melhorarem o seu desempenho. Fui pesquisar mais um pouco e percebi que um coach era alguém que fazia perguntas para ajudar a pensar melhor.

Apesar da definição bastante vaga, aquilo suou-me bem e parecia exatamente aquilo que precisava, pensar melhor. Talvez isso me pudesse ajudar a dissipar a confusão que dominava a minha mente.

Decidi fazer então a minha primeira Certificação em Coaching.

Foi somente durante o curso que finalmente compreendi o verdadeiro significado do coaching e percebi que, durante todo aquele tempo, poderia ter contratado um coach para me ajudar a explorar um caminho mais alinhado com as minhas necessidades.

Mas então, que raio é o coaching?

Ok, tudo muito bonito mas a verdade e que até agora ainda não apresentei nenhuma definição do que é coaching. Então, a definição que considero explicar melhor o que é coaching é a seguinte:

“Coaching é o processo através do qual o coach ajuda o seu cliente ou o beneficiário do processo a explorar os caminhos, as alternativas, as estratégias que potencialmente podem ajudá-lo a passar do ponto onde está (o estado atual ou ponto A) para o ponto onde gostaria de estar (o estado desejado ou ponto B).”

Quando descobri isto percebi que o coaching fazia todo sentido para o meu problema.

Abraçar um processo de descoberta de um caminho que me levasse do meu estado atual (indesejado) para o um estado desejado.

Claro que depois de aprender coaching e de fazer auto-coaching, também contratei um coach para me ajudar. Apesar de ter as ferramentas ainda era pouco experiente e acredito que a ajuda de outra pessoa por norma é mais eficaz.

Foi assim que descobri que o meu novo caminho para me sentir mais realizado não passava pelo trabalho que fazia na altura, mas por muitas outras coisas, sendo uma delas tornar-me um coach profissional. Decidi então fazer uma Certificação em Coaching Profissional com o Pedro Vieira na escola Life Training

Através de perguntas que me fui colocando e dos desafios propostos por outros coaches, quebrei crenças limitadoras e criei novas possibilidades. Explorei novos caminhos, conheci-me mais profundamente e, sobretudo, comecei a agir na direção que verdadeiramente fazia sentido para mim.

Hoje procuro ajudar outras pessoas através do coaching, para que elas possam também tomar decisões importantes para si, explorar novas possibilidades e obter resultados que as façam sentir mais realizadas.